Orixas: Ervas de Ogum

Orixas: Ervas de Ogum

Conheça as Ervas do Orixa Ogum!

Ervas de Ogum:

Açoita-cavalo – Ivitinga:

Erva de extraordinários efeitos nas obrigações, nos banhos de descarrego e sacudimentos pessoais ou domiciliares.
Muito usada na medicina caseira para debelar diarreias ou disenterias, e usada também no reumatismo, feridas e úlceras.

Açucena-rajada – Cebola-cencém:

Sua aplicação nas obrigações é somente do bulbo.
Esta cebola somente é usada nos sacudimentos domiciliares.
A medicina caseira utiliza as folhas como emoliente.

Agrião: Excelente alimento.

Sem uso ritualístico.
Tem um enorme prestígio no tratamento das doenças respiratórias.
Usado como xarope põe fim às tosses e bronquites, é expectorante de ação ligeira.

Arnica-erca lanceta:

É empregada em qualquer obrigação de cabeça, nos abô de purificação dos filhos do orixá Ogum.
Excelente remédio na medicina caseira, tanto interna como externamente, usado nas contusões, tombos, cortes e lesões, para recomposição dos tecidos.

Aroeira:
É aplicada nas obrigações de cabeça, e nos sacudimentos, nos banhos fortes de descarrego e nas purificações de pedras.
Usada como adstringente na medicina caseira, apressa a cura de feridas e úlceras, e resolve casos de inflamações do aparelho genital.

Cabeluda-bacuica :

Tem aplicações em vários actos ritualísticos, tais como ebori, simples ou completo, e é parte dos abô. Usado igualmente nos banhos de purificação.

Cana-de-macaco :

Usada nos abô de filhos, que estão recolhidos para feitura de santo.
Esses filhos tomam duas doses diárias. Meio copo sobre o almoço e meio sobre o jantar.

Cana-de Brejo – Ubacaia:

Seu uso se restringe nos abô e também nos banhos de limpeza dos filhos do orixá do ferro e das artes manuais.
Na medicina caseira é usado para combater afecções renais com bastante sucesso. Combate a anuria, inflamações da uretra e na leucorréia.
Seu princípio activo é o estrifno. Há bastante fama referente ao seu emprego anti-sifilítico.

Canjerana – Pau-santo:

Em rituais é usada a casca, para constituir pó, que funcionará como afugentador de eguns e para anular ondas negativas.
Seu chá actua como antifebril, contra as diarreias e para debelar dispepsias.
O cozimento das cascas também é cicatrizador de feridas.

Carqueja:

Sem uso ritualístico. A medicina caseira aponta esta erva como cura decisiva nos males do estômago e do fígado.
Também tem apresentado resultado positivo no tratamento da diabetes e no emagrecimento.

Crista-de-galo – Pluma-de-princípe:

Não tem emprego nas obrigações do ritual. A medicina caseira a indica para curar diarreias.

Dragoeiro – Sangue-de-dragão:

Abrange aplicações nas obrigações de cabeça, abô geral e banhos de purificação.
Usa-se o suco como corante, e toda a planta, pilada, como adstringente.

Erva-tostão: Aplicada apenas em banhos de descarrego, usando-se as folhas.
A medicina popular a utiliza contra os males do fígado, beneficiando o aparelho renal.

Grumixameira:

Aplicado em quaisquer obrigações de cabeça, nos abô e nos banhos de purificação dos filhos do orixá.
A arte de curar usada pelo povo indica o cozimento das folhas em banhos aromáticos e na cura do reumatismo.
Banhos demorados eliminam a fadiga nas pernas.

Guarabu – Pau-roxo:

Aplicado em todas as obrigações de cabeça, nos abô e nos banhos de purificação dos filhos de Ogum.
Usa-se somente as folhas que são aromáticas.
A medicina caseira indica o chá das folhas, pois este possui efeito balsâmico e fortificante.

Helicônia:

Utilizada nos banhos de limpeza e descarrego e nos abô de ori, na feitura de santo e nos banhos de purificação dos filhos do orixá Ogum.
A medicina caseira a indica como debelador de reumatismo, aplicando-se o cozimento de todas a planta em banhos quentes.
O resultado é positivo.

Jabuticaba:

Usada nos banhos de limpeza e descarrego, os banhos devem ser tomados pelo menos quinzenalmente, para haurir forças para a luta indica o cozimento da entre casca na cura da asma e hemoptises.

Jambo-amarelo:

Usado em quaisquer as obrigações de cabeça e nos abô. São aplicadas as folhas, nos banhos de purificação dos filhos do orixá do ferro.
A medicina caseira usa como chá, para emagrecimento.

Jambo-encarnado:

Aplicam-se as folhas nos abô, nas obrigações de cabeça e nos banhos de limpeza dos filhos do orixá do ferro. Tem uso no ariaxé (banho lustral).

Japecanga:

Não tem aplicação nas obrigações de cabeça, nem nos abô relacionados com o orixá.
A medicina caseira aconselha seu uso como depurativo do sangue, no reumatismo e moléstias de pele.

Jatobá – Jataí:

Erva poderosa, porém sem aplicação nas cerimónias do ritual.
Somente é usada como remédio que se emprega aos filhos recolhidos para obrigações de longo prazo.
Óptimo fortificante. Não possui uso na medicina popular.

Jucá:

Não tem emprego nas obrigações de ritual.
No uso popular há um cozimento demorado, das cascas e sementes, coando e reservando em uma garrafa, quando houver ferimentos, talhos e feridas.

Limão-bravo:

Tem emprego nas obrigações de ori e nos abô e, ainda nos banhos de limpeza dos filhos do orixá.
O limão-bravo juntamente com o xarope de bromofórmio, beneficia brônquios e pulmões pondo fim às tosses rebeldes e crónicas.

Losna:

Emprega-se nos abô e nos banhos de descarrego ou limpeza dos filhos do orixá a que pertence.
É usada pela medicina caseira como poderoso vermífugo, mais particularmente usada na destruição das solitárias, usando-se o chá.
É energético tónico e debela de febres.

Óleo-pardo:

Planta utilizada apenas em banhos de descarrego.
De muito prestígio na medicina caseira.
Cozimento da raiz é indicado para curar úlceras e para matar vermes de animais.

Piri-piri:

A única aplicação litúrgica é nos banhos de descarrego.
É extraordinário anti- hemorrágico. Para tanto, os caules secos e reduzidos a pó, depois de queimados, estancam hemorragias.
O mesmo pó, de mistura com água e açúcar extermina a disenteria.

Poincétia:

Emprega-se em qualquer obrigação de ori, nos abô de uso externo, da mesma sorte nos banhos de limpeza e purificação dos filhos do orixá.
A medicina caseira só o aponta para exterminar dores nas pernas, usando em banhos.

Porangaba:

Entra em quaisquer obrigações e, igualmente, nos abô.
No tratamento popular é usada como tônico e importante diurético.

Sangue-de-dragão:

Tem aplicações de cabeça, nos banhos de descarrego e nos abô.
Não possui uso na medicina popular.

São-gonçalinho:

É uma erva-santa, pelas múltiplas aplicações ritualísticas a que está sujeita.
Na medicina caseira usa-se como anti térmico e para combater febres malignas, em chá.

Tanchagem:

Participa de todas as obrigações de cabeça, nos abô e nos banhos de purificação de filhos recolhidos ao ariaxé.
É axé para os assentamentos do orixá do ferro e das guerras.
Muito aplicada no abô de ori.
A medicina popular ou caseira afirma que a raiz e as folhas são tónicas, antifebris e adstringentes.
Excelente na cura da angina e da cachumba.

Vassourinha-de-igreja:

Entra nos sacudimentos de domicílio, de local onde o homem exerce atividades profissionais. Não possui uso na medicina popular.